top of page
Foto do escritorAgnes Seewald Barbugian

FEBRE MACULOSA

Atualizado: 19 de jun. de 2023

Nos últimos dias as noticias sobre a febre maculosa em nossa região tem assustado muito as pessoas


A melhor forma de nos protegermos é a informação, por isso aproveitando nosso canal, vamos disponibilizar aqui conteúdo completo sobre a febre maculosa e como proteger seu pet e sua familia.


A febre maculosa é uma das doenças transmitidas pela picada do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevada taxa de letalidade. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia. Entre junho e novembro, a infestação ambiental por carrapatos estrela é mais alta


Prevenção


Evitar áreas onde há circulação de animais hospedeiros de carrapatos (capivaras, bois e cavalos) principalmente no período de inverno e seca, quando há maior risco de parasitismo, em decorrência da maior presença das formas imaturas desses artrópodes, ou ambientes de mata, rio ou cachoeira.


Manter o controle dos parasitas nos animais domiciliares, principalmente nos cães, com uso de produtos apropriados, que irá variar a indicação conforme a rotina do cachorro, ambiente em que vive, tipo de exposição aos parasitas, facilidade em aplicação ou administração do produto, bem como preferência da família diante das opções mais indicadas.


Manter controle do ambiente através de dedetização com produtos adequados, principalmente se houver a presença de animais no ambiente.


Sinais clinicos em pessoas

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Os principais sintomas da Febre Maculosa são:

  • Febre alta e súbita;

  • Cefaleia;

  • Hiperemia conjuntival;

  • Dor muscular e articular;

  • Mal-estar;

  • Dores abdominais;

  • Vômito;

  • Diarreia;

  • Exantema.

A Febre Maculosa, se não tratada adequadamente, pode evoluir para quadros graves e levar a pessoa à morte.


Sinais clínicos nos cães


Nos cães, os sinais clínicos são

  • febre

  • falta de apetite

  • apatia

  • náusea

  • alterações neurológicas e visuais

Pode ser confundida com outras doenças, como doença meningocócica, e em épocas de chuvas com a leptospirose, pois o quadro clínico inicial das duas doenças é semelhante, sendo necessários exames de diagnóstico para confirmar.


Modo de Transmissão

Picada do carrapato infectado pela bactéria do gênero riquétsia (Rickettsia rickettsii e Rickettsia parkeri). Há também a possibilidade de que a transmissão da bactéria ocorra no momento em que os carrapatos infectados e aderidos à pele dos hospedeiros forem retirados com as mãos desprotegidas, além do habito que se tem de esmagá-los com as unhas, ação que pode expor o homem à hemolinfa dos carrapatos infectados provocando a transmissão do patógeno (FACCINI-MARTINEZ et al., 2014)


Para diminuir os riscos de infecção, em caso de exposição a carrapatos, siga os seguintes passos:

Ao remover um carrapato da sua pele, use uma pinça para agarrá-lo e remova-o cuidadosamente.

Trate o carrapato como se estivesse contaminado: mergulhe-o em álcool ou jogue no vaso sanitário.

Limpe a área da picada com anti-séptico.

Lave bem as mãos.


Para saber melhor como cuidar do seu pet, quais produtos mais indicados para prevenir a infestação de carrapatos e o diagnostico da doença , procure um Médico veterinário de confiança.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page