Estamos sempre vendo noticias de casos de raiva, e esta cada vez mais comum esse tipo de noticia, e pior, cada vez mais perto da gente. Isso se dá devido a falhas nas vacinações dos pets contra o virus da Raiva.
Vamos aproveitar para explicar o que é a doença da Raiva, como é transmitida e como podemos prevenir essa doença.
A raiva é uma doença viral grave, que afeta mamíferos , incluindo os seres humanos.
A doença é transmitida principalmente através da saliva de animais infectados, geralmente pela mordida.
Em cães e gatos não existe tratamento para a raiva e a mortalidade nos animais é de aproximadamente 100%.
SINAIS CLINICOS EM CÃES E GATOS :
mudança de comportamento : os animais podem ficar mais agressivos (dai o nome da doença ser raiva ) mas em alguns casos o animal pode se apresentar mais dóceis, dependendo da fase da doença. Também podem mostrar sinais de desorientação e confusão mental.
hipersensibilidade : podem ficar sensiveis a estímulos, como luz, barulho e toque.
paralisia : os músculos podem se tornar paralisados, levando à dificuldade de andar ou a quedas frequentes.
hidrofobia : podem apresentar sinais de medo à agua, onde os animais chegam a evitar beber a agua e podem mostrar agitação quando expostos a agua.
sintomas neurológicos : a medida que a doença progride, os animais podem apresentar sintomas neurológicos graves, como convulsões, dificuldade de engolir e salivação excessiva.
morte : a raiva quase sempre é fatal uma vez que os sintomas se iniciam.
Não devemos esquecer que a raiva é uma doença zoonotica (pode ser transmitida para seres humanos) , portanto ao perceber animais sem vacinação com sinais clínicos que possam sugerir a doença, é fundamental evitar o contato direto e notificar as autoridades de saúde imediatamente.
A prevenção da raiva em cães e gatos é somente através da vacinação regular. Cães e gatos devem ser vacinados anualmente contra a raiva.
PROCURE UM MÉDICO VETERINÁRIO E ATUALIZE A VACINAÇÃO DO SEU PET
Comments